Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO VIERAM À ESCOLA

A coordenadora das Bibliotecas do nosso Agrupamento, professora Gracinda Moreira da Silva, e a coordenadora do Plano Nacional de Leitura, professora Amélia Dias, lançaram um desafio aos professores dos Jardins de Infância e escolas do 1º Ciclo, no sentido de trazerem os pais e encarregados de educação até à Biblioteca /Centro de Recursos do nosso Agrupamento, para assim conhecerem as instalações e, principalmente, ficarem a conhecer os recursos que, eles e seus educandos, podem usufruir neste espaço.
A primeira escola a manifestar interesse pela actividade foi a Escola da Serrinha, através da professora Adelaide Silva e no passado dia 20 de Novembro,à hora marcada, 20.30 horas, os pais não faltaram à chamada.
A recebê-los estava toda a equipa da Biblioteca (professores Fernando Magalhães, Margarida Oliveira, Célia Queirós, Paula Lopes e a D. Teresa) coordenada pela professora Gracinda e a Coordenadora do PNL, professora Amélia Dias.
Iniciamos o encontro ao som do violino (com o professor Rui Costa) e do violoncelo (com a professora Fátima Neto).
De seguida foi-lhes apresentado um pequeno filme sobre a importância da leitura e o hábito de ler, bem como alguns slides elucidativos de tudo o que se pode fazer na nossa Biblioteca.
Mostramos-lhes, também, o nosso Blogue e explicamos-lhes como podem aceder e participar nele.
Alguns alunos da EB1 da Serrinha brindaram-nos com uns temas musicais ao som da flauta.
Encerramos esta actividade ao som do violoncelo da professora Fátima Neto e com um porto de honra.
O balanço foi bastante positivo. São estas actividades que aproximam os pais e encarregados de educação da escola. Venham outras...



segunda-feira, 17 de novembro de 2008

IDA AO TEATRO

No dia 13 de Novembro, os alunos do 9º ano e CEF, foram presenteados com uma ida ao teatro e assitiram, na casa da cultura de Paredes, à peça O Auto da India, de Gil Vicente, protagonizada pelo Grupo de Teatro de Cristelo.
O transporte foi assegurado pela Câmara Municipal de Paredes.
À hora marcada, um magote barulhento e bem disposto aguardava na escola, aquecidos pelo entusiasmo.
Apesar da entrada no recinto ter sido desorganizada, a torbulência inicial deu lugar ao silêncio total, assim que as cortinas se abriram e o espectáculo começou.
Os objectivos que moveram alunos e professores para esta actividade foram alcançados com um enorme sucessso. Os nossos alunos, uma vez mais, revelaram ter adquirido competências no saber estar numa sala de espectáculos, ficando desde logo motivados para a abordagem da obra de Gil Vicente nas aulas de Língua Portuguesa.
Parabéns ao Grupo de Teatro de Cristelo pela apresentação, parabéns aos professores da nossa escola que tornaram a ída ao teatro possível e, claro, parabéns aos nossos alunos que se comportaram de forma exemplar.

domingo, 16 de novembro de 2008

Dia Mundial do Não Fumador

A 17 de Novembro, comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador. Mais uma vez, os nossos alunos do segundo ciclo assinalam este dia com uma exposição de postais, que tem como principal objectivo alertar toda a comunidade educativa para os malefícios do tabaco.
Visita a exposição e, se tiveres algum familiar ou amigo fumador, transmite-lhe as mensagens dos postais e convida-o a visitar a exposição que se encontra na nossa Biblioteca!
Aqui fica, também, um poema que transmite uma mensagem muito importante:

MENINO TIRA O CIGARRO DA BOCA

Menino
tira o cigarro da boca
Não envolvas o teu sorriso
são
no fumo da ilusão

Na tua boca húmida de vida
não coloques a cinza
poluída

Menino
tira o cigarro da boca

De teus lábios de sol
e madrugada
afasta a destruição
afasta o nada

O cigarro não tem qualquer sentido
em teus lábios de orvalho colorido

Tira o cigarro da boca
Não perturbes a vida preciosa
com uma ilusão perigosa

Tua vida
merece tal respeito
tal consideração
que lhe deves poupar
toda a agressão

Menino
tira o cigarro da boca

tira o cigarro da vida
da tua vida menino


Maria Natália Miranda, in Emanuel Coração de Mel

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

MICHEL TOURNIER - AUTOR DO MÊS DE NOVEMBRO


Durante este mês o autor em destaque na nossa Bibiloteca é Michel Tournier, escritor francês, que nasceu em Paris em 1924.

Na base dos seus romances está a história e lendas do passado.

O seu mais emblemático e conhecido romance, cá em Portugal, é Sexta-feira ou Vida Selvagem, sendo uma das obras de leitura obrigatória a Língua Portuguesa, no 8º ano.

Este romance valeu-lhe o Prémio da Academia Francesa em 1967.

Este livro encontra-se em exposição na nossa Biblioteca, na versão portuguesa e francesa. Passem por lá e se ainda não conhecem o livro é uma boa altura para o folhear.

Podem, igualmente, aproveitar para jogar a um jogo e assim conhecerem melhor este escritor do Sec.XX.

Parabéns aos alunos do 9º ano, que organizaram esta exposição, orientados pela prof.ª Elisabete Rodrigues.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES











No dia 27 de Outubro comemorou-se o dia das Bibliotecas Escolares. A nossa Biblioteca não deixou passar este dia em branco e foram várias as actividades desenvolvidas.
Destacamos os "Momentos Musicais" que aqui aconteceram. O professor António Moura e os alunos do 5ºC e 6ºC cantaram e tocaram um "RAP". Já com o 6ºD apresentaram o tema vocal / instrumental "Fui Um Dia À China".
O professor Rui Costa fez-se acompanhar da turma 5ºB, que apresentaram os temas tradicionais "O Balão do João", "O Pastorzinho" e "A Nova Escola". O Ivo Magalhães e Inês Costa tocaram violino, o Ricardo Azevedo tocou batuque, a Tânia Silva tocou pandeireta, a Andreia Seabra tocou o bloco de dois sons, o Gançalo Pires tocou reco-reco e o Prof. Rui Costa guitarra. As vozes eram de: Andé Ferreira, André Barbosa, Carlos Barbosa, Cátia Costa, Cristina Seabra, Cristiano Jorge, Diogo Ferreira, Fábio Ferreira, Fabrício Leal, Inês Silva, Irene Silva, Iúri Cruz, Joana Silveira, João Carlos, João Pedro, Leandro Silva, Tatiana Martins, Tiago José e Tiago Manuel.
Parabéns a todos!