Wikipedia

Resultados da pesquisa

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Concurso de Rosas dos Ventos

Todos os alunos do 7º ano da nossa escola construiram Rosas dos Ventos no âmbito da disciplina de Geografia. Estão expostas na Bibloteca Escolar e decorre um concurso para eleger a melhor Rosa dos Ventos. Vai à BE, aprecia cada uma delas, escolhe a que pensas ser a melhor e VOTA!
Assim que terminar o concurso divulgaremos o vencedor.
Deixa aqui a tua opinião sobre os trabalhos!

Atitudes e Valores

Decorre neste momento na Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento um passatempo sobre sobre algumas atitudes e valores.
Vai à BE, lê cada uma das palavras do placar da entrada e respectiva definição. Depois escolhe para leres um dos contos que se encontram em cima da mesa. Terminada a leitura descobre que valor ou atitude está presente nesse conto. Finalmente escreve uma mensagem numa folha sobre esse valor ou atitude e coloca-a na caixa que está em cima da mesa.
Deixa-nos o teu comentário sobre o conto que mais apreciaste!

William Blake: O Escritor em destaque no mês de Fevereiro

Ao longo do mês de Fevereiro o escritor em destaque na BE foi William Blake. Todos os trabalhos que estiveram expostos foram realizados pelos alunos dos 3º ciclos e secundário, os quais foram orientados pelas respectivas professoras de inglês.
William Blake nasceu em Londres em 1757, onde viveu praticamente quase toda a sua vida, morrendo em 1827.
William Blake foi o primeiro dos grandes poetas Românticos ingleses, como também pintor, impressor, e um dos maiores gravadores da história inglesa.
"Poetical Sketches","Song of Innocence","The Book of Thel" e "The Marriage of Heaven and Hell" são alguns dos seus trabalhos. Os livros eram todos gravados e impressos por ele com auxílio da esposa.
Aos 67 anos William Blake começou os desenhos para o " Inferno " da Divina Comédia de Dante, trabalhando nestes desenhos até os últimos dias de sua vida.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Faleceu Rosa Lobato Faria

Rosa Lobato de Faria nasceu em Lisboa em Abril de 1932 e morre agora aos 77 anos de idade. Foi poetisa (o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997), romancista (o seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995, seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2007) e As Esquinas do Tempo em 2008), guionista de programas de humor e autora de diversos livros infantis. A sua obra está traduzida em Espanha, França e Alemanha e representada em várias colectâneas de contos, em Portugal e no estrangeiro.
Ficou conhecida do grande público como actriz de televisão e cinema, tendo participado em várias telenovelas, series televisivas e filmes. No entanto a sua estreia em televisão deu-se como locutora.
Em 2000, obteve o Prémio Máxima de Literatura.
Pode ler a "autobiografia" que Rosa Lobato Faria escreveu para o Jornal de Letras há dois anos: