Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Encerramento do Ano Lectivo

O encerramento do ano lectivo, na nossa escola, aconteceu no dia 21 de Junho e fez-se com uma variedade de actividades, que aconteceram em diversos locais.
As turmas foram agrupadas de modo a que cada uma tivesse a oportunidade de assistir a todas essas actividades.
A Biblioteca, através da sua equipa, preparou algumas actividades que foram apresentadas neste dia.
Assim, alguns alunos do 6ºA, dinamizados pela professora Amélia Dias (coordenadora do PNL), apresentaram a dramatização do capítulo "A Festa", da obra "O Rapaz de Bronze".









A Juliana e a Sara do 5ºC, orientados pela professora Célia Queirós (colaboradora da BE), apresentaram a peça de teatro "Inventar Palavras", de António Torrado.
Os alunos do 7ºC e 7ºE, orientados pela professora Sandra Sousa de Língua Portuguesa, apresentaram a dramatização de dois contos pupolares, "A Sopa de Pedra" e "Frei João Sem Cuidados".






sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago - Prémio Nobel da Literatura - 1998

O primeiro escritor português a receber o Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, em 1998, deixou-nos ontem, dia 18 de Junho, aos 87 anos.

Portugal está de luto e a cultura portuguesa ficou empobrecida com o desaparecimento físico deste grande escritor, que para além de obras como "Memorial do Convento" e "Levantado do Chão", também escreveu peças de teatro e livretes para ópera.

A sua última obra publicada foi "Caim".

Na nossa BE podes requisitar algumas das suas obras: Cadernos de Lanzarote, Ensaio sobre a cegueira...


Clic aqui e veja um video sobre a obra deste grande escritor: http://www.tvi24.iol.pt/artmedia.html?id=1171395&tipo=2





quinta-feira, 17 de junho de 2010

Textos Poéticos

Encontra-se na BE uma exposição de trabalhos dos alunos do 5ºC, que no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa criaram poemas sobre temas variados e alguns textos narrativos.

Ficamos à espera de trabalhos de outros alunos.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ainda a Semana da Leitura!

No âmbito da Semana da Leitura, no passado dia 7 de Junho a BE recebeu a escritora Ana Saldanha.

Dada a impossibilidade de se deslocar à escola e à BE durante a Semana da Leitura, a escritora Ana Saldanha visitou-nos uma semana depois.

Os alunos do 7º ano foram os seleccionados para este encontro. Eles mostraram-se conhecedores das suas obras e foram várias as questões que colocaram.

Para os mais distraídos que ainda não conhecem nenhuma das suas obras, dirijam-se à BE que têm lá uma mesa repleta de obras da sua autoria e até as podem adquirir!

Maio Mês da Familia

Maio é o mês dedicado às famílias. E os meninos dos JI do nosso Agrupamento não deixaram passar esta comemoração e festejaram-na na escola. Vejam as fotografias que revelam um pouquinho daquilo que por lá se fez:

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Marcadores de Livros na Semana da Leitura

Para preparar a Semana da Leitura os alunos do 1º ano do Agrupamento elaboraram marcadores de livros lindos que estiveram expostos na Biblioteca Escolar da escola sede e nas instalações da A CELER ao longo do dia 4 de Junho, dia do Sarau de Poesia.
Aqui fica uma pequena mostra dessa exposição:

Os Encarregados de Educação marcaram presença na Semana da Leitura

Os pais e encarregados de educação também participaram na Semana da Leitura.
Na sexta-feira, dia 4 de Junho, na aula de EstudoAcompanhado, a Encarregada de Educação do Ricardo do 5ºC presenteou esta turma com a leitura de uma lenda recolhida pelo escritor Alexandre Parafita.
Foi uma aula diferente, que os alunos muito gostaram e até pediram para que se repetisse! É claro que a sugestão foi aceite e contamos com a disponibilidade dos pais e encarregados de educação.
Um agradecimento a esta mãe que se disponibilizou para vir à escola e participar na actividade.

domingo, 6 de junho de 2010

SARAU DE POESIA

A Semana da Leitura terminou em grande com um Sarau de Poesia, que foi abrilhantado por Momentos Musicais facultados pelo Clube de Música da nossa escola e pela Escola de Música da Junta de Freguesia de Rebordosa.
O espectáculo começou no exterior do edifício da A CELER com a actuação ....
Já dentro do auditório, foi a vez dos mais pequeninos dos JI e EB 1 do Agrupamento: JI de S. Marcos; EB1 do Muro; EB1 Lage e JI da Serrinha. Estes alunos tinham para nós uma mensagem muito importante: é preciso proteger e salvar o planeta Terra.
Seguiu-se a escola sede. A representar o 5º ano tivemos a turma do 5ºC, que dramatizou o poema Tic - Tac, de Vinícius de Moraes; Alguns alunos do 6ºA representaram o 6º ano lendo um poema de ....., com o título..... ; a Ana Sofia do 7º C e o Pedro Miguel do 7º E representaram o 3º ciclo lendo os poemas .... e .... respectivamente; alguns alunos do 10º ano cantaram e dramatizaram o poema "Lágrima de Preta", de António Gedeão.

Terminada a poesia foi a vez da música. Orientados pelos professores de Educação Musical Assunção Marújo e Paulo Freitas, os alunos do Clube de Música da nossa escola cantaram e tocaram algumas canções.



quinta-feira, 3 de junho de 2010

ENCONTRO COM O ESCRITOR ALEXANDRE PARAFITA

Ontem o escritor, investigador e professor Alexandre Parafita veio passar o dia com os alunos do nosso Agrupamento.
De manhã, por volta das 9 horas encontrou-se com os alunos do Pré-escolar e às 11 horas com os do primeiro ciclo.
Os alunos do 2º ciclo tiveram a oportunidade de conversar com o escritor durante a tarde.
Assim que acabaram o almoço, toca a andar para o auditório da A CELER. Chegados lá , acomodaram-se e eis que chega Alexandre Parafita. Os alunos não cabiam em si de contentes. Para muitos, esta foi a primeira vez que estiveram frente-a-frente com o escritor de algumas das suas histórias preferidas. Assim que puderam, bombardearam-no com perguntas sobre as obras, vida pessoal e profissional.
Terminadas as perguntas foi tempo de autógrafos. Alguns alunos tinham adquirido as suas obras na BE, onde estiveram à venda.
Foi uma dia muito agradável, proveitoso e inesquecível para os nossos alunos.
Veja aqui todas as fotografias do encontro do escritor com os alunos do 2º ciclo;

terça-feira, 1 de junho de 2010

CONCURSOS DE SOLETRAÇÃO E LEITURA EXPRESSIVA - 1º CICLO

Ontem, entre as 14 e as 16 horas, decorreram na BE os concursos de Soletração e Leitura Expressiva para os alunos do 1º ciclo.


O Concurso de Soletração teve uma disputa renhida. Os finalistas debateram-se muito bem e as listas de palavras disponíveis quase não eram sufucientes. Por fim os vencedores foram:

3ºano - Bruno Miguel Ferreira da Silva, da EB1 do Muro;

4º ano - Susana Barros Pacheco Feriera da Silva, da EB1 da Quintã;

Seguiu-se o concurso de Leitura Expressiva. Desta vez também participaram os alunos do 2º ano. Todos prepararam muito bem a leitura e, por isso, as prestações foram excelentes. Mas só podia haver um vencedor por cada ano e por isso os vencedores foram:

2º ano - Ana Isabel Seabra Rodrigues, da EB1 da Qunitã;

3º ano - André Alexandre Moreira Jesus; da EB1 da Lage;

4º ano - Juliana Ferreira Bento, da EB1 da Quintã.


Hoje foi a vez dos alunos do 2º ciclo. Às 9 horas em ponto começou o Concurso de Leitura Expressiva. Tinham sido seleccionados dois concorrentes por cada tuma de 5º e 6º ano, nas aulas de Língua Portuguesa.

Todos os alunos leram muito bem, mas os mais expressivos foram:
5º ano - Ricardo Pedrosa, do 5ºC;

6º ano - Bruno Filipe N. Mota Oliveira, do 6ºE.

Seguiu-se o Concurso de Soletração igualmente para o 2º ciclo. Os vencedores foram:

5º ano - Beatriz , do 5ºB

6º ano -
Durante a tarde de hoje os alunos do 3º ciclo e Secundário foram postos à prova no Concurso de Soletração. Os vencedores foram:

7º ano - Linda Inês Melo, do 7ºC;
8º ano - Ricardo, do 8ºC;
9º ano - Carlos, do 9ºC;
10º ano - Sara, do 10º A