Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 15 de junho de 2011

SEMANA DO FRANCÊS NA BIBLIOTECA

Ao longo de toda a semana decorre na Biblioteca Escolar do Agrupamento a Semana do Francês.
Esta atividade foi organizada pela Coordenadora da BE e pelas docentes de Francês da escola.
Visita a BE e podes aumentar os teus conhecimentos sobre a língua e cultura francesas: escritores, filmes, atores, cantores, história do país, principais monumentos, curiosidades sobre a cidade capital deste país, etc. 

Ah! Também vão ser exibidos alguns filmes ao longo da semana. Fica atento!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Professor Dr. José Pinto da Costa esteve na BE

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, realizou-se no dia 6 de junho, aqui na BE, a palestra “Intoxicações por gases e emanação de líquidos voláteis“, orientada pelo Professor Dr. José Pinto da Costa, o qual abordou com os alunos dos 10º e 11º anos os sinais por intoxicação com monóxido de carbono, ácido cianídrico e organofosforados. Sensibilizou-os ainda para a importância de conhecerem as consequências do uso de certas drogas como o álcool, ácido gamabutírico, ecstasy e cannabis, já que são substâncias viciantes e têm efeitos secundários muito graves. 
O orador alertou os jovens e adultos presentes na sessão para o facto do maior tóxico/droga em Portugal ser o álcool. Aconselhou os jovens a não largarem o seu copo nas discotecas, evitando que lhes adicionem substâncias, que depois conduzem a situações problemáticas como as más disposições, vício, violações e em extremo a morte. Como referiu o Professor Dr. Pinto da Costa os nossos comportamentos dependem em 30% da hereditariedade e 70% da aprendizagem, portanto não é uma inevitabilidade que se caia na toxicodependência, há que estar devidamente informado e treinado para fazer escolhas assertivas!
De seguida falou dos sintomas e efeitos do GHB e do gás pimenta que estão a ser associados a crimes como violações e assaltos. O facto do GHB ser incolor e ter apenas um leve sabor salgado, faz com que passe despercebido. Como causa euforia e rapidamente dá sedação, com amnésia, não permite que a vítima identifique o abusador. Quanto ao gás pimenta, causa perda de consciência por inalação nasal mas afeta também a mucosa ocular com perda de visão, daí o seu uso pelos assaltantes. Esta substância é ilegal, no entanto, relativamente fácil de adquirir.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Um livro que me marcou!

A propósito de um trabalho de Língua Portuguesa, o João Miguel Rocha do 6º C escreveu o seguinte sobre um livro que leu e que o encantou:  O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
A fábula começa com uma história do Vento contada à Manhã, e que esta última, por sua vez, vai contar ao Tempo. É uma historia de amor impossível entre um felino e uma ave.

Sinhá, uma andorinha jovem, bonita e gentil apaixona-se por um gato malhado, solitário e mau. Estes animais vão ter uma relação não aprovada pelos outros do parque (local onde ambos vivem), o que vai fazer com que a andorinha seja obrigada a casar com o Rouxinol, mesmo que isto faça dela uma noiva infeliz.

O gato, que sempre fora solitário, mas que aprendera agora a mostrar um sorriso, torna-se ainda mais só e triste, deixando o parque e dirigindo-se para o esconderijo da cobra Cascavel (o animal mais odiado do parque).

Mensagem:
As histórias nem sempre acabam bem e as lágrimas fazem sempre parte da vida.
Devemos amar sem distinção. Não nos devemos meter na vida dos outros, impedindo a felicidade destes.
Percebi que o amor consegue mudar as pessoas, e foi o que aconteceu com o Gato Malhado.
Devemos lutar pela nossa felicidade!
Entendi também que o amor é livre de raças e idades.

João Miguel Rocha, n.º6, 6ºC

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os GIP na BE

Ao longo da manhã de ontem, os GIP estiveram na Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento a fazer uma sessão de demonstração de todos os equipamentos que têm ao seu dispor e que utilizam nas suas intervenções. Deram ainda alguns conselhos preventivos, no sentido de todos podermos contribuir para a prevenção das nossas florestas.
Esta iniciativa decorreu no âmbito do Clube da Floresta e da segurança em meio escolar, professora Maria José Pires e professor Paulo Martinho, respetivamente.