Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ainda O Dia Mundial do Livro!


Elevar os níveis de literacia, promovendo hábitos salutares de leitura junto dos mais novos, exige uma dinâmica muito própria, bem estruturada e pensada.
No dia 23 de abril, a pretexto da celebração do Dia Mundial do Livro e dentro do espírito do Plano Nacional de Leitura, a nossa BE, entre outras atividades, promoveu (pela 1ª vez) a leitura em vários idiomas.
Com esse propósito foram lidas histórias em formato digital, que passaram pelo francês e mandarim. Esta última, “ Os três porquinhos”, foi lida por uma encarregada de educação, de nacionalidade chinesa, enquanto que as restantes foram lidas por professoras do departamento de línguas da nossa escola, Amélia Dias e Ivone Filipe: ”La Belle au Bois Dormant”, para os alunos do 4ºano da Eb1 da Serrinha, e “ Le chat botte” para os alunos da EB1 do Muro.
Os mais pequenos foram bastante recetivos a esta nova prática e tocaram-nos pelo seu entusiasmo. Não queremos que os nossos alunos vivam à margem do seu tempo. Queremos sim, enriquecê-los através da leitura, sendo esta o alimento perfeito para o seu desenvolvimento intelectual.
Foram momentos envolventes, tanto para nós leitores como para os nossos ouvintes. Uma experiência que, seguramente, será para repetir.
Resta-nos agradecer aos colegas das escolas que visitámos, pela maneira (como já vem sendo hábito) como nos receberam e apoiaram.
Por último, Foi lido, já da parte da tarde, na nossa BE, um conto em espanhol da autoria de Juan José MillÃs “Todo Es Muy Raro”, para os professores da nossa escola pela coordenadora do PNL.
As coordenadoras da BE e do PNL, Gracinda Moreira e Amélia Dias.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ler Sem Parar!

No âmbito do Dia Mundial do Livro, no dia 23 de abril, decorreu na BE do Agrupamento uma maratona da leitura.
Os alunos foram convidados a comparecer na biblioteca e leram para os utilizadores da BE.
A maratona começou com os professores Célia Queirós e Paulo Freitas e os alunos do 7º C deram-lhe continuidade.
Foi uma atividade muito interessante.   

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro

Comemorou-se hoje o Dia Mundial do Livro.
A Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento celebrou-o com uma Maratona de Leitura.
Entre as 12 e as 14 horas assistimos a leituras sem parar.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Formação INE

Realizou-se, na BE, no passado dia 10 de abril, a formação INE / ALEA promovida pelo Instituto Nacional de Estatística e pela Rede De Bibliotecas Escolares.
A dinamização e apresentação estiveram ao encargo da Dr.ª Paula Nogueira, representante do INE, que nos mostrou as potencialidades do Portal do INE e Projeto ALEA e a sua relação com os programas do Ensino Básico e Secundário.
O público, num total de 26 professores do nosso Agrupamento, aceitou o desafio e, das 17 às 20 horas, conheceu o modo como a literacia estatística pode estar ao serviço do currículo e ajudar a tornar as aulas ainda mais aliciantes.
A formação constituiu para o corpo docente uma mais-valia, permitindo a transferência de saberes adquiridos para o contexto de sala de aula, incorporando a descoberta da análise estatística como reforço do conhecimento e participação cívica cientificamente sustentadas. Assim sendo, na avaliação os docentes referiram o interesse e a pertinência da mesma.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

E os Vencedores são...

No decorrer da Semana da Leitura realizaram-se os concursos de Ortografia sobre o Novo Acordo Ortográfico e Soletração para os 2º e 3º ciclos.
E os vencedores são...


Concurso de ortografia/ Acordo ortográfico/ 2º Ciclo

Aluno:
Nº 15 - Joel Nogueira   5º D


Concurso de soletração / 5º Ano

Aluno:
Nº 15 - Joel Nogueira   5º D


Concurso de soletração / 6º Ano

 Aluno:
 Nº..  Luis Neves  6º F



Concurso de ortografia/ Acordo ortográfico/ 3º Ciclo 


Aluna: Nº 3 - Ana Cláudia Santos, 7º E


Parabéns aos alunos vencedores!