Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Morreu o escritor Manuel António Pina


A cultura e literatura portuguesas ficaram mais pobres.
Morreu esta tarde, no Porto, o poeta, escritor e jornalista Manuel António Pina. 
Manuel António Pina tinha 68 anos. Nasceu no Sabugal em 1943, tendo-se licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. 
Para além de poeta foi também um consagrado autor de literatura infanto-juvenil, tendo publicado dezenas de livros de poesia e de literatura para crianças. 
Além do Prémio Camões que lhe foi atribuído em 2011, Manuel António Pina foi distinguido ao longo da sua longa carreira literária e jornalística com inúmeros prémios, nomeadamente o Prémio de Poesia da Casa da Imprensa (1978) ; Prémio Gulbenkian (1987); Prémio Nacional de Crónica Press Club/ Clube de Jornalistas (1993); Prémio da Crítica, da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários" (2002); Prémio de poesia Luís Miguel Nava (2003) e Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores/CTT (2005).
A sua obra, que está publicada em diversos países (Espanha, França, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Croácia, Bulgária, Rússia e Estados Unidos).
Ao longo de mais de 30 anos foi colunista do Jornal de Notícias. 
Fica a sua grandiosa obra!

domingo, 7 de outubro de 2012

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


O mês de outubro é dedicado às bibliotecas escolares. Em 2012 o tema aglutinador é "Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro".
No âmbito desta comemoração, as Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento vão realizar um conjunto de atividades direcionadas aos nossos alunos.
  •   Aprender para … formação de utilizadores, de 12 a 19 de, para os alunos de 5º e 7º;
  •   Sensibilizar para … “Dia Internacional para a Redução das Catástrofes”, dia 15, para os alunos do 4º ano das EB1s de Muro, Serrinha e Centro Escolar de Rebordosa e Vilela;
  •    Encontro com … Drª Maria Artur Barros, dia 17 - “Os livros do Meu Tempo…”;
  •    Aprender a … Concurso de marcadores, para todos os alunos do Agrupamento;
  •   Encontro com … a escritora Manuela Mota Ribeiro, para os alunos do Centro Escolar de Vilela.

                Vencedores do Concurso de Marcadores de Livros




quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia dos Castelos

O Dia Nacional dos Castelos comemora-se no dia 7 de outubro. Este dia foi instituído em 1984 com o propósito de promover atividades ao longo do país relativamente aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações.
Tendo em conta a sua importância histórica e com o objetivo de o assinalar, os professores de H.G. Portugal do 2º ciclo do nosso Agrupamento conduziram os alunos à  BE, para visionarem um conjunto de dispositivos e imagens sobre os castelos portugueses.
Durante a apresentação foi explicado aos alunos como eram construídos e para que serviam.

Dia Mundial do Animal

Comemora-se hoje, 4 de outubro, o Dia Mundial do Animal e, para assinalar esta data, os alunos do 5º ano do nosso Agrupamento realizaram vários trabalhos, sob orientação do professor de Ciência Naturais,Ilídio Costa.
Os trabalhos estão expostos na BE da E.B.2,3 +S de Rebordosa.