Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PAZ!

Em 1981 a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) fixou uma data permanente para a celebração de um Dia Internacional da Paz: o dia 21 de Setembro.
A Assembleia Geral proclamou este dia como uma data de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo.
Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.
Segundo a ONU, a data deve constituir-se como um tempo propício para concentrar os esforços das Nações Unidas, dos seus países membros e de toda a humanidade, a fim de promover os ideais da paz e para manifestar, com clara evidência, o seu compromisso com a paz, de todas as formas.

Aqui fica um poema, alusivo à PAZ, de Sidónio Muralha:

A paz
é uma pomba que voa.
É um casal
de namorados.
São os pardais
de Lisboa
que fazem ninho
nos telhados.
É o riacho
de mansinho
que saltita
nas pedras morenas
e toda a calma
do caminho
com árvores
altas e serenas.
A paz é o livro
que ensina.
É uma vela
em alto mar
e é o cabelo
da menina
que o vento
conseguiu soltar.
E é o trabalho,
o pão, a mesa,
a seara de trigo,
ou de milho,
e perto
da lâmpada acesa
a mãe que embala
o seu filho.


Sidónio Muralha

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

NOVIDADES!

Já reparaste nas novidades do Blogue da BE?
Dá uma olhadela (aqui no lado esquerdo) pelos sites que podem ajudar-te a estudar, a fazer trabalhos de pesquisa, a brincar...
Os pais e encarregados de educação podem estudar e brincar com os filhos, ler para eles ... enfim é a BE ao dispor da Comunidade Escolar!
Bom Ano Lectivo 2009/10.

sábado, 12 de setembro de 2009

É já na próxima 2ª feira, dia 14!

Pois é... acabaram-se as férias e estamos todos de regresso à escola para mais um ano de trabalho e de estudo.
A Biblioteca espera por vós para um ano lectivo 2009-10 com muuuuitas leituras!

domingo, 21 de junho de 2009

As Ciências na B.E.

Até ao final do ano lectivo temos a possibilidade de ver uma exposição de trabalhos dos alunos do 5ºA e 5ºB, no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza.
Na exposição podemos ver: herbários, microscópios, colecções de rochas, mini-etar, entre outros.

31 de Maio-Dia Mundial Sem Tabaco

Durante as duas últimas semanas de aulas esteve patente na B.E. uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7º ano, nas aulas de Área de Projecto, no âmbito do projecto PELT - Programa Escolas Livres de Tabaco.
Foram elaborados vários cartazes alertando para os perigos do tabagismo, suas causas e consequências, bem como mapas da cidade de Rebordosa onde se assinalam com bolas vermelhas os locais com fumo que devem ser evitados e com bola azul, representando o ar puro, os locais sem fumo e que por isso podem ser frequentados.

terça-feira, 9 de junho de 2009

EXPOSIÇÃO CEF - JUNHO 2009

Encontra-se na nossa Biblioteca Escolar uma exposição de trabalhos realizada pelas turmas CEF. Esta exposição tem como principal objectivo mostrar à comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos pelas turmas CEF 1 e 2, já que divulgar o que os discentes executam na com ponente prática permite melhorar a sua auto-estima com consequente melhoria das aprendizagens. Os elementos das turmas sentem-se valorizados e vêem o seu esforço reconhecido através dos elogios de colegas, professores e funcionários.
Além dos trabalhos de madeira expostos e as respectivas ferramentas que auxiliaram a sua execução, há ainda visionamento de videos, fotos, imagens e posters gigantes.
A Equipa Pedagógica ao promover esta iniciativa sentiu o quão reconfortante é permitir que os seus alunos se sintam úteis e ..."pequenos operadores de máquinas de transformação de madeiras".
Parabéns a todos!

domingo, 31 de maio de 2009

Histórias Com Bichos


No seguimento da visita que as Coordenadoras do PNL e Biblioteca Escolar fizeram ao Jardim de Infância da Lage, os alunos fizeram desenhos alusivos às histórias que ouviram e que agora estão expostos na BE. De salientar que os trabalhos expostos foram seleccionados pelos próprios alunos.

Estes são alguns exemplos. Parabéns a todos! Estavam todos muito bonitos.