É vê-los chegar, à hora do almoço, os pequenotes do 1ºciclo: “Senhora, quero levar este livro”, com a vivacidade que lhes é natural e própria da idade, sob a vigilância da auxiliar que os acompanha: “Vamos lá…despachem-se!”
É muito bom, ver os nossos alunos invadir a BE à procura de livros para requisitar: “ Ó stôra, que acha deste?”
E no que toca os Encarregados de Educação, é vê-los, não só atentos à leitura dos seus educandos, como, também eles, “clientes” assíduos do nosso espaço.
Todos estão a LER+ e melhor!
O Plano Nacional de Leitura tem como objetivo principal, eleger o livro e a leitura, fazendo desta última, uma prática agradável e apetecível.
Ler tornou-se no “alimento” do espírito, que nos dá a possibilidade de aprender e de sonhar!
Tem sido fantástico, o trabalho desenvolvido por todos os docentes, não só na área de português, como de todas as outras. O trabalho de pesquisa tanto é feito com o apoio das novas tecnologias, como pelo manuseamento de livros.
Fico maravilhada com os trabalhos dos alunos que resultam de leituras orientadas em sala de aula, em especial dos que tenho visto expostos na nossa biblioteca.
Só há um “SENÃO” em todo este percurso, que incide no tratamento e manuseamento de livros, uma vez que o mesmo não tem vindo a ser feito da melhor maneira. Deixo aqui o meu apelo: CUIDEM BEM DOS NOSSOS LIVROS e não esqueçam:
“ O LIVRO É UM AMIGO PARA TODA A VIDA!”
A coordenadora do PNL
Amélia Dias
Sem comentários:
Enviar um comentário