Wikipedia

Resultados da pesquisa

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Escritor do Mês de Abril: Maria Alberta Menéres

Durante o mês da Abril temos em destaque, na nossa B.E., a escritora Maria Alberta Menéres, natural de Vila Nova de Gaia.
Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, foi professora do ensino secundário e colaborou em diversas publicações nomeadamente Távola Redonda, Diário de Notícias, Cadernos do Meio-Dia e Diário Popular, tendo neste último sido responsável, durante dois anos, pela secção Iniciação Literária.
Publicou a sua primeira obra, Intervalo, em 1952.
Maria Alberta Menéres tem dedicado grande parte da sua obra à literatura infantil e juvenil. Uma das suas obras mais lidas e conhecidas dos nossos jovens é "Ulisses".
Produziu programas de televisão, tendo sido nomeada, em 1975, chefe do departamento de programas infantis e juvenis da RTP.
Ao longo da sua carreira tem recebido inúmeros prémios nomeadamente o Prémio de Literatura Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1981. Em colaboração com Ernesto de Melo e Castro, organizou, em 1979, uma Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa.
Para saberem mais sobre esta escritora, passem pela B.E., vejam a exposição e requisitem uma das várias obras ao vosso dispor!

Sem comentários: