Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Professor Dr. José Pinto da Costa esteve na BE

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, realizou-se no dia 6 de junho, aqui na BE, a palestra “Intoxicações por gases e emanação de líquidos voláteis“, orientada pelo Professor Dr. José Pinto da Costa, o qual abordou com os alunos dos 10º e 11º anos os sinais por intoxicação com monóxido de carbono, ácido cianídrico e organofosforados. Sensibilizou-os ainda para a importância de conhecerem as consequências do uso de certas drogas como o álcool, ácido gamabutírico, ecstasy e cannabis, já que são substâncias viciantes e têm efeitos secundários muito graves. 
O orador alertou os jovens e adultos presentes na sessão para o facto do maior tóxico/droga em Portugal ser o álcool. Aconselhou os jovens a não largarem o seu copo nas discotecas, evitando que lhes adicionem substâncias, que depois conduzem a situações problemáticas como as más disposições, vício, violações e em extremo a morte. Como referiu o Professor Dr. Pinto da Costa os nossos comportamentos dependem em 30% da hereditariedade e 70% da aprendizagem, portanto não é uma inevitabilidade que se caia na toxicodependência, há que estar devidamente informado e treinado para fazer escolhas assertivas!
De seguida falou dos sintomas e efeitos do GHB e do gás pimenta que estão a ser associados a crimes como violações e assaltos. O facto do GHB ser incolor e ter apenas um leve sabor salgado, faz com que passe despercebido. Como causa euforia e rapidamente dá sedação, com amnésia, não permite que a vítima identifique o abusador. Quanto ao gás pimenta, causa perda de consciência por inalação nasal mas afeta também a mucosa ocular com perda de visão, daí o seu uso pelos assaltantes. Esta substância é ilegal, no entanto, relativamente fácil de adquirir.

Sem comentários: